sábado, 20 de março de 2010

Receitinhas de verao Contra o calor

  

No Brasil, sobreviver às noites de calor pode se transformar numa experiência enriquecedora. A busca por uma brisa traz à tona conhecimentos de física esquecidos nas cadeiras escolares. Abre-se uma janela e estuda-se a direção da corrente de ar. O menu da janta também pode ser pensado de forma aliviar o desconforto climático, remetendo aos professores de biologia.


    Um cardápio leve, mas bem balanceado, pode ser o truque para uma noite tranquila - isto é, evitando o ar condicionado e o suor da temperatura ambiente. Muitos homens podem torcer o nariz, mas uma salada caprichada pode matar a fome e garantir uma digestão suave.
    Esta receita, em particular, permite alto grau de improvisação para agrada a todos os paladares. Basta escolher um entre camarões, lulas - ou a carne de sua preferência.
    Ingredientes para uma pessoa:
- Meio pé de alface
- Meio pé de rúcula, chicória ou qualquer folha verde amarga
- 100g de camarões limpos
- 100g de ricota ou queijo minas
- 50g de cogumelos frescos
- Uma fatia de pão
- Um tomate
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Manteiga
- Seis nozes ou castanhas
    Acomode as folhas num prato ou em numa tigela. Fatie o tomate, coloque no mesmo recipiente e regue tudo generosamente com o azeite. Tempere com sal e pimenta. Com um pilão, quebre as nozes (ou castanhas). Fatie os cogumelos e corte o queijo em cubos. Esquente uma frigideira anti-aderente por até cinco minutos e coloque um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Jogue os camarões (ou as lulas), o queijo e os cogumelos na frigideira. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
    Vire tudo vigorosamente até o camarão corar (cerca de dois minutos no máximo). Retire da frigideira e jogue tudo em cima das folhas. Decore com as nozes trituradas.
Na mesma frigeira, coloque outra colher de manteiga. Ponha a fatia de pão em cima da manteiga enquanto ela derrete, fazendo movimentos circulares na frigieira. Sirva o pão ao lado do prato. Sirva um vinho branco para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário